escritor poeta, radialista,

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Nova Pirâmide é encontra em Tiahuanaco

Muro exterior do Templo de Kalasasaya (kala = pedra e saya ou sayasta = parado).
Ele também anunciou que um trabalho de conservação paralelo também começará no sítio arqueológico de Kerikala, para reabilitar o que é uma antiga casa construída com telhas de rua. Para ambos os estudos, o Centro de Investigações arqueológicas, no âmbito do Ministério da Cultura, prevê  um investimento inicial de apenas $ 64.000, então  Cayo considerou necessário obter mais financiamento para apoiar este trabalho.
Na verdade, os recursos obtidos até o momento representam menos que os recolhidos anualmente pelas visitas turísticas de Tiahuanaco, percentualmente, uma vez que a maior parte desses recursos se destina para as comunidades aimarás do lugar. Os testes de radar de solo também encontraram “numerosas anomalias” subterrâneas, que podem ser monólitos, mas esta informação ainda não foi analisada com mais cuidado, e pode ser concluída em junho apenas para a apresentação às autoridades.
Tiahuanaco era a capital do antigo império pré-hispânico de mesmo nome, e agora estão imponentes monumentos de pedra como Kalasasaya, o Templo Semi-Subterranean, esculturas de seus líderes, a Puerta del Sol e restos de palácios militares e civis. Segundo alguns pesquisadores bolivianos, Tiahuanaco nasceu como uma aldeia por volta de 1580 aC e cresceu para ser um estado imperial em 724 AD, mas recusou-se cerca de 1187 dC.

puma punku

Portal do Sol
O governo da Bolívia anunciou que vai começar, este ano, escavações exploratórias na antiga cidadela de Tiahuanaco, após a descoberta da existência de uma pirâmide enterrada no local, através de detecção com testes de radar de penetração no solo.
O diretor do Centro de Investigação Arqueológica de Tiahuanaco, Ludwig Cayo, disse à EFE que a formação está localizada dentro do sítio arqueológico, área Kantatallita, a leste da pirâmide Akapana, e cerca de 70 km da cidade de La Paz. Cayo disse que ainda está analisando as informações sobre as dimensões da pirâmide enterrada, mas por dados simulados e fotografias aéreas ela teria um tamanho menor da pirâmide de Kalasasaya ou Templo dos menires, uma das construções mais notáveis lugar.
O funcionário também falou sobre o tema em uma apresentação para a mídia, o plano que temos para os próximos cinco anos, em Tiahuanaco, o berço de uma civilização antiga e misteriosa antes dos Incas. “As escavações no local, possivelmente, começam em maio ou junho, embora isso vá depender dos acordos de cooperação assinados com universidades e institutos de estrangeiros, para ter mais profissionais em arqueologia forense no trabalho”, disse Key.

Portal do Sol

Vista parcial das ruínas da pirâmide de Akapana
Em seu auge, os tiahuanacotas possivelmente ocuparam parte da costa do Peru, norte do Chile,  noroeste da Argentina e veio para o leste da Bolívia, em um número estimado de 600 mil quilômetros quadrados, de acordo com alguns autores. Outros pesquisadores, como Arthur Posnasky austríaco atribuíram uma antiguidade de mais de 10.000 anos

Vista parcial das ruínas da pirâmide de Akapana


Nenhum comentário:

Postar um comentário