escritor poeta, radialista,

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

20 de novembro dia da conciência negra

Hoje é celebrado o Dia da Consciência Negra! A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, o maior dos líderes do Quilombo. Mas quem foi este líder?

Zumbi nasceu em 1655, em Palmares, no estado de Alagoas. Era descendente dos guerreiros imbangalas, de Angola. Logo após o seu nascimento foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, e entregue ao Padre Antônio Melo em Porto Calvo. Liderou um conflito interno, alcançou a liderança do quilombo, e combateu os portugueses durante 14 anos. Em 1695, reuniu mais de 2000 palmarinos e invadiu povoados de Pernambuco em busca de armas e alimentos.

Somos a marca da cultura negra

STF TEM CHANCE DE SALVAR SUA PRÓPRIA DIGNIDADE


Decreto de prisão assinado por Joaquim Barbosa contra parte dos condenados na AP 470 estará em debate nesta quarta-feira 20 no plenário do STF; tendência é ser detonado pelos juízes; ordem do presidente distorceu decisão da maioria; prisões em regime semiaberto se transformaram em fechadas; transferências caras e ilegais a Brasília expuseram condenados à execração; seleção entre os que foram presos e os que permanecerem livres denotou parcialidade política; justificativa técnica é opaca; magistrados deixarão claro que Barbosa integra um colegiado, não é plenipotenciário da Justiça e precisa ser o primeiro a respeitar a mais alta corte do País ou vai ficar por isso mesmo?

JURISTAS E INTELECTUAIS GRITAM CONTRA AI-5 DE JB