escritor poeta, radialista,

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mancha solar cresce e se volta para a Terra



A mancha gigantesca solares AR2209 cresceu AINDA MAIS NOS ULTIMOS Dias e JÁ Ocupa 1.100 milionésimos da superficie solares. Posicionada no centro da estrela, uma feição se tornou geoefetiva, com capacidade de ejetar Poderosas quantidades de massa coronal Direção los à Terra.
Mancha Solar AR2209 los H-alfa

De a Acordo com o Centro de Previsão de Clima Espacial dos EUA, SWPC, EXISTE 40% de chances de Emissão de labaredas de Media e Alta intensity Dentro das Próximas 72 Horas, com 40% de probabilidades de tempestades geomagnéticas ocorreram de forte intensity NAS latitudes Mais Elevadas do Planeta.
AR2209 VEM crescendo from that surgiu nenhuma limbo do Sol HÁ cerca de Uma Semana e from entao VEM mantendo Características magnéticas Altamente Complexas fazer Tipo Beta-Gamma-Delta, capazes de provocar intensos flares de Raios-x that PODEM atingir uma classe-X, extremamente Poderosas.
Neste Momento a mancha AR2209 atinge 1.100 milionésimos fazer solares disco, Uma área superior uns 3,3 bilhões de quilômetros quadrados.

Ejeção de Massa Coronal
Embora emissões de Raios-x de: Não atinjam a superficie da Terra, POIs São barradas nd atmosfera superior, normalmente essas emissões eletromagnéticas estao Associadas Às chamadas Ejeções de Massa Coronal (CME), Que São enormes quantidades de particulas solares arremessadas AO Espaço Apos Uma Explosão na superficie da estrela.


Quando ocorre Uma CME, devido à Rotação do Sol como particulas São lançadas AO Espaço da MESMA forma that hum saco de Areia arremessado de hum carrossel, Espalhando o material de los forma de espiral. No Caso do Sol, o material de dispersado São particulas Altamente carregadas, Que viajam A Mais de 2 Milhões de km / h.
Em algumas ocasiões essas particulas PODEM atingir a Terra e Uma das condições de Fundamentos parágrafo ISSO e Que a Região Ativa esteja "geoefetiva", OU SEJA, alinhada com o Nosso Planeta JÁ considerando a Rotação do Sol. E ESSE É O Caso de AR2209.
Ao atingem cerca de 60 mil km de altitude, como particulas São desviadas Pela Magnetosfera terrestre los Direção EAo polos. Na atmosfera superior, dessas regions ELAS se chocam com OS Átomos de Oxigênio e Nitrogênio e produzem radiação Nos comprimentos de onda verde e Vermelho respectively. Essas emissões luminosas São conhecidas Como auroras Polares e ocorrem Entre 60 km e 150 km de altitude.

Consequencias da Tempestade Solar
Uma CME that atinge a Terra PODE provocar efeitos dramáticos Muito Mais Que simples auroras e apesar de Nao oferecerem Riscos à Saúde, PODEM induzir Correntes Elétricas de forma indesejada com Diversos efeitos Sobre Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica, Navegação POR Satélite e NAS Comunicações intercontinentais POR Ondas Curtas. Disso de Além, devido à Mudanças na Densidade da atmosfera superior, OS Satélites de orbita Baixa PODEM ter SUA reentrada precipitada OU entao precisarem de reorientação.

Tabela de Índice KP

Ao atingirem tão altas camadas da atmosfera, como particulas carregadas causam forte instabilidade na ionosfera e fazem com that o Índice KP that mede ESSA Anomalia apresente Elevação substancial, com Valores that PODEM atingir between KP = 6 e KP = 8. A Tabela Acima Mostra OS efeitos práticos Caso OS Índices atinjam OS Valores mencionados.