escritor poeta, radialista,

segunda-feira, 30 de março de 2015

Saturno demora pouco mais de 10 horas e meia para dar a volta em seu eixo

Um dia possui 24 horas. Será? Aqui na Terra nós temos certeza disso, mas e em outros planetas? Sim, cada um deles possui uma quantidade de minutos e segundos e não são todos iguais nem inteiros. Os cientistas precisam conhecer esses números para que saibam como é a estrutura interna e a composição do lugar.
"O período de rotação de um planeta é uma propriedade física fundamental e seu valor afeta muitos aspectos do lugar", disse Ravit Helled, pesquisador da Universidde de Tel Aviv. Ele e sua equipe desenvolveram uma técnica para obter essa estatística e publicaram o novo método — muito importante para a ciência — na revista Nature.

Os problemas de Saturno

O dia é calculado de acordo com o tempo que o planeta leva para dar uma volta ao redor do seu próprio eixo. Fazer esse cálculo em planetas rochosos, como Marte e a própria Terra, é simples: os pesquisadores seguem a posição de algum ponto da superfície enquanto o planeta faz a sua rotação. Mas e quando se trata de planetas gasosos?
Saturno é um deles. O corpo celeste é composto basicamente de hidrogênio, hélio e outros gases, sendo bem difícil para os pesquisadores calcularem a duração de um dia por lá. Há muitos anos os investigadores têm entregado números sempre conflitantes. Desde 1981, existe uma divergência nesse valor. Mas por quê?
Na maioria dos planetas, o campo magnético é inclinado em relação ao eixo de rotação. Isso torna a medição bem mais fácil para os pesquisadores. Tal fato normalmente acontece em planetas rochosos, mas em Saturno as coisas se tornam diferentes e os eixos se alinham. Não é preciso dizer que tudo se torna muito mais complicado, não é?

E o resultado foi...

Os pesquisadores de Tel Aviv utilizaram outro recurso para o caso do planeta. Depois de muito pesquisarem, Helled e sua equipe usaram como base as medições que já deram certo para avaliarem a equação de rotação de Saturno. Eles alteraram os valores, colocando as variáveis desconhecidas, e então chegaram com um melhor período para o fenômeno.
Foram utilizados até mesmo os valores do próprio planeta em massa e campo gravitacional e... 10 horas, 32 minutos e 44 segundos. Esse é o tempo exato — até então — que dura um dia em Saturno, segundo os cientistas. Com esse cálculo, foi possível até mesmo ter uma aproximação no tempo de Júpiter, que tem uma estimativa quase idêntica.
FONTE(S) 
IMAGENS