escritor poeta, radialista,

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Astrônomos descobrem uma super-Terra. Planeta é vizinho do Sistema Solar

Planetas estão próximos do Sistema Solar e um deles tem superfície rochosa e quente.

Astrônomos descobrem dezenas de novos planetas

O avanço tecnológico tem permitido a descoberta de novos detalhes sobre o espaço, e os astrônomos, frequentemente, surpreendem o mundo com novas informações e imagens em alta definição sobre planetas, asteroides e outros corpos celestes. A mais recente descoberta foi feita por um grupo de astrônomos, que identificou mais de 60 novos planetas que orbitam estrelas bem próximas ao nosso Sistema Solar.
A revelação desses planetas vizinhos é resultado de 20 anos de observação, e dentre todos os planetas descobertos, um chama a atenção, o Gliese 411b, classificado como uma super-Terra e que apresenta superfície rochosa e quente. Maior que o planeta Terra, mas menor que Netuno, o Gliese 411b tem um sol que é o quarto mais próximo do Sol do nosso Sistema Solar.
A descoberta revela ainda que a maioria das estrelas próximas ao Sistema Solar possuem planetas em suas órbitas, o que ainda não era uma unanimidade entre os astrônomos, e, por isso, o resultado das pesquisas são tão importantes para a comunidade científica e faz com que diversos conceitos até então consagrados sejam revistos pelos especialistas.

Outros planetas podem ser confirmados

Além dos 60 planetas identificados, existem outros 54 possíveis planetas que em breve serão confirmados, o que aumenta o número total para 114. Foram mais de 61 mil observações feitas a partir do telescópio Keck-I, que está localizado no Havaí e que é um dos mais importantes em atividade no mundo todo.
A intenção da equipe de astrônomos é aprofundar os estudos e futuramente obter imagens mais próximas e nítidas desses planetas vizinhos ao nosso Sistema Solar, o que poderia ajudar a desvendar diversas dúvidas que os cientistas ainda têm sobre o universo e como ele se formou.
A descoberta desses novos planetas repercutiu na comunidade científica internacional e foi celebrada por diversos astrônomos, que nos últimos anos têm conseguido avanços significativos na área das ciências do espaço, e possibilitando que se conheça mais sobre o céu que cobre nossas cabeças.

NASA convoca coletiva de imprensa extraordinária para anunciar grande descoberta



Em 22 de fevereiro, (amanha, quarta feira) a NASA realizará uma coletiva de imprensa imprevista onde apresentará novos dados sobre exoplanetas, de acordo com comunicado da agência.

Os astrônomos Michael Gillon e Nikole Lewis, a professora do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, sigla em inglês) Sara Seager e os dirigentes da NASA Thomas Zubuchen e Sean Carey serão os encarregados de anunciar a descoberta, informou a agência.
A transmissão da coletiva será transmitida ao vivo no site oficial da NASA através do NASA Television. A mídia e o auditório poderão fazer perguntas aos anunciantes, inclusive pelo Twitter com o hashtag #askNASA.
Recentemente, a NASA comunicou que a sua sonda espacial Dawn descobriu moléculas orgânicas, elementos que servem de base para a vida, no planeta-anão Ceres, situado em uma região de asteroides perto do nosso sistema solar.
Exoplanetas são corpos celestes que giram em torno de uma outra estrela, enquanto planetas giram em torno do Sol. É neles que astrônomos esperam encontrar uma vida extraterrestre.