escritor poeta, radialista,

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Cientista propõe transmitir a internet para civilizações alienígenas


Antenas do programa SETI, desenvolvidas para captar sinais, mas não para enviar - DIVULGAÇÃO/SETI

O programa Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI) opera desde a década de 1960 com imensas antenas que rastreiam o cosmo em busca de sinais de vida alienígena inteligente. Agora, cientistas debatem a possibilidade de engajar a procura ativa, batizada como Messages to Extraterrestrial Intelligence (METI), que consiste no envio de mensagens ao espaço. A proposta é controversa, já que poderia indicar a localização do nosso planeta para civilizações hostis, mas alguns, como o astrônomo Seth Shostak, diretor do programa SETI, defendem até mesmo a transmissão dos conteúdos da internet.
Entre os opositores a essa abordagem está o físico Stephen Hawking. Em sua opinião, os humanos deveriam se manter em silêncio, porque as mensagens poderiam atrair ao nosso planeta forças hostis em busca de recursos.
— Se alienígenas nos visitarem, o resultado poderá ser o mesmo de quando Colombo desembarcou na América, o que não foi bom para os nativos — afirmou Hawking, ao falar sobre o tema em 2010.
Em longo artigo publicado no “New York Times”, Shostak tenta desconstruir esse temor. Segundo ele, enviar uma mensagem ao espaço seria como lançar uma garrafa com uma carta no oceano, algo que há alguns anos não seria tão controverso, mas que nos últimos dois anos se tornou uma preocupação real, pois “astrônomos descobriram dezenas de bilhões de planetas que poderiam abrigar vida em nossa galáxia. Consequentemente, acreditar que apenas a Terra teria desenvolvido inteligência é insistir que o nosso mundo seria palco de um milagre”.
Shostak relembra tentativas já feitas pela humanidade de enviar mensagens a seres de outros planetas. Na era vitoriana, cientistas usavam lanternas e incendiavam barris de óleo para tentar contatar marcianos. Nos anos 1970, a Nasa colocou mensagens nas espaçonaves Pioneer e Voyager, com informações sobre como os humanos eram e a localização da Terra. Já em 1974, um pictograma codificado foi transmitido para o espaço usando uma antena em Arecibo, Porto Rico.
Em iniciativas mais recentes, cientistas da Nasa fizeram em 2008 transmissões de rádio com músicas dos Beatles em direção à estrela Polaris, a 431 anos-luz de distância. No mesmo ano, mensagens publicitárias de Doritos foram enviadas na direção da constelação Ursa Maior.
— Quando a maioria das pessoas acreditava que alienígenas existiam apenas em Hollywood, a natureza idiossincrática dessas mensagens poderia ser facilmente descartada. Mas se a companhia cósmica é uma possibilidade legítima, não deveríamos oferecer algo mais edificante que músicas populares ou salgadinhos? — afirmou Shostak.
Nesse sentido, Shostak, que defende a busca ativa por vida extraterrestre, propõe o envio de informações mais completas sobre a humanidade, como a internet.
- Os extraterrestres inteligentes devem estar ao menos a dezenas de anos-luz de distância. Mesmo admitindo que a busca ativa provoque uma resposta, não seria uma conversa normal. O simples vai e vem das trocas levaria décadas. Isso sugere que nós devemos abandonar o formato “cartão de visitas” de sinalizações anteriores, e oferecer Big Data aos alienígenas — afirmou Shostak. — Por exemplo, nós poderíamos transmitir os conteúdos da internet. Um corpo tão grande, com seus textos, imagens, vídeos e sons, permitira que extraterrestres inteligentes pudessem decifrar muito sobre a nossa sociedade, e até formular questões que poderiam ser respondidas com o material em mãos. Um laser potente, que transmita os bits como uma fibra ótica, poderia lançar esses dados em poucos dias.
Contra os temerosos do envio dessas informações, Shostak argumenta que qualquer civilização extraterrestre que seja avançada o suficiente para nos ameaçar certamente possui antenas mais potentes que as nossas, instrumentos capazes de captar sinais de rádio e TV transmitidos pelo planeta desde a Segunda Guerra Mundial.
— Nós já estamos gritando na floresta, apesar de usarmos volume menor que um sinal deliberado. Mas as criaturas perigosas podem ter bons ouvidos — afirmou Shostak.

Misteriosa cratera siberiana pode conter espaçonave


Aquelas misteriosas crateras que tem aparecido na Sibéria acabam de apresentar um outro mistério.  O Siberian Times relatou que uma equipe de pesquisadores da Academia Russa de Ciências estava investigando uma das grandes crateras e reportou ter encontrado um”objeto não identificado com a aparência de cápsula espacial” no fundo da mesma.  Logo após, o sinal do telefone por satélite da equipe foi interrompido e eles não foram mais vistos desde então.  Uma equipe num helicóptero, que também estava na região, reportou ter tido problemas mecânicos e foi resgatada. Porém, não houve mais sinais dos três homens que investigavam a cratera.  Seriam as histórias de que as crateras estão sendo formadas por gás metano que foi liberado pelas mudanças climática parte de um acobertamento para algo muito maior?

As misteriosas crateras têm aparecido primariamente na península Yamal, embora um número delas apareceram ao leste daquela região. Até agora, as especulações do que estaria causando as mesmas vão de explosões devido ao gás metano, o qual se aquece à medida que o gelo derrete, até temperaturas anormalmente altas e ‘pingos‘, que são montes de terra e gelo que entram em colapso para dentro das crateras quando o gelo derrete.
Detalhes sobre a expedição são escassos.  O Siberian Times diz que a equipe estava na cratera fazendo mensurações.  Eles reportaram ter encontrado um objeto de metal “desconhecido na Terra“, de cor cinza, à profundidade de 48 metros, num “ambiente hostil“.  Nenhum outro detalhe do porquê do ambiente ser hostil foi relatado.  Uma foto mostra neve e vento quando a equipe partiu, mas isto não é nada hostil para os siberianos.
O que aconteceu para os três homens após seu sinal telefônico ter sido cortado?  Esta foi a declaração do Ministério de Emergências:
Neste momento sua comunicação cessou e não pudemos contatá-los novamente.  Quando enviamos um helicóptero ao local, não havia nenhum sinal da equipe de três homens.  Eles desapareceram.  A cratera estava vazia. A procura continuará até primeiro de abril.  Os resgatadores não excluem a possibilidade de que os homens tenham sido raptados.
Estaria este fato relacionado ao misterioso clarão que foi visto antes dos quatro buracos terem sido encontrados em fevereiro? Teria a equipe encontrado uma espaçonave alienígena e desaparecido devido a este fato?  Quem ou o quê teria raptado os homens?
Comentários no site de origem destas informações apontam que esta teria sido uma notícia para ‘primeiro de abril’, mas isto provavelmente é só uma coincidência, já que não há nenhuma outra história de ‘dia da mentira’ e oSiberian Times tem tratado com seriedade sua cobertura sobre as crateras da Sibéria, até agora.