escritor poeta, radialista,

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Datafolha coloca Dilma liderando a disputa no 2º turno

De acordo com o Datafolha, Dilma Rousseff (PT) lidera a disputa eleitoral. (Foto: Silvia Izquierdo/AP)De acordo com o Datafolha, Dilma Rousseff (PT) lidera a disputa eleitoral. (Foto: Silvia Izquierdo/AP)
O Datafolha divulgou nova pesquisa eleitoral nesta segunda-feira (20), um dia após o debate realizado pela TV Record. De acordo com o levantamento, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados. No entanto, pela primeira vez, o instituto mostra a petista na frente: 52% contra 48% dos votos válidos.
Apesar da vantagem, com a margem de erro em dois pontos para mais ou para menos, a disputa permanece no empate técnico. Nos últimos dois levantamentos divulgados pelo Datafolha, Aécio Neves liderava com 51%, contra 49% de Dilma Rousseff.
Se considerados os votos totais, a vantagem de petista é um pouco menor. Dilma teria 46%, frente 43% de Aécio. Aqueles que votariam em branco ou nulo alcançam os 5% (oscilação negativa de um ponto percentual ante a pesquisa passada), enquanto que os indecisos permanecem em 6%.
Esta é a primeira vez que o Datafolha mostra Dilma Rousseff na frente na disputa presidencial neste segundo turno. A vantagem do tucano sobre a atual presidente, desde o dia 9 de outubro, se mantinha em 2%. Hoje, a situação se inverteu e a petista ostenta 4% de folga para o adversário.
Avaliação do governo
Dilma também melhorou os índices na avaliação de seu governo. Aqueles que consideram o mandato da petista "bom ou ótimo" são 42%. "Regular" soma 37% das respostas e "ruim ou péssimo" são 20%. Não souberam responder 1% dos entrevistados.
O levantamento do Datafolha foi realizado nesta segunda-feira (20) e foram ouvidos 4.389 eleitores em 257 municípios.