escritor poeta, radialista,

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Esta é uma das imagens mais incríveis de Júpiter até agora

 (Foto: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstaedt/John Rogers)
(FOTO: NASA/JPL-CALTECH/SWRI/MSSS/GERALD EICHSTAEDT/JOHN ROGERS)


A
Juno enviou para a Terra umas das imagens mais impressionantes de Júpiter até agora. Feita com a JunoCam, câmera da sonda que capta luz visível, a foto mostra detalhes das violentas tempestades de gás do planeta. Isso porque diferente de qualquer outra missão a sonda conseguiu chegar onde nenhum objeto humano jamais conseguiu.


“A proximidade de Juno com Júpiter é muito incomum”, afirmou o gerente de projetos Rick Nybakken so site Universe Today. “A sonda tem uma órbita elíptica que fica a apenas cinco mil quilômetros das nuvens de gás. Nenhuma outra missão chegou tão perto.”
Na imagem, é possível ver com detalhes a Pequena Mancha Vermelha, uma tempestade de gás que também é conhecida como NN-LRS-1. Até 2006, o fenômeno era mais forte e com cores mais intensas. Com o passar do tempo, foi ficando mais fraco, o que misturou sua coloração com os gases ao redor, dificultando sua visualização. 
O mais interessante é que qualquer pessoa pode baixar e analisar as imagens da câmera, que foi incluída na sonda justamente para interagir com o público. Neste caso, quem processou e identificou os pontos da imagem foram os astrônomos amadores Gerald Eichstaedt e John Rogers.
“Estamos fazendo com a JunoCam tudo o que é possível fazer com um instrumento que pertence ao público. Solicitamos a ajuda de todo mundo para escolher imagens e divulgar informações em sua forma mais bruta”, afirmou o cientista Steve Levin.
Além de animar os entusiastas não profissionais, as imagens também ajudam a fornecer o contexto necessário para que os cientistas possam trabalhar com os outros instrumentos da sonda. Para ajudar os cientistas, você pode ver as informações (em inglês) aqui; e também é possível baixar a foto em alta resolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário