escritor poeta, radialista,

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Descoberto outro satélite da galáxia Cata-Vento do Sul


Uma foto do grupo M83 feita em 1997. A nova galáxia-anã está na região marcada pelo círculo vermelho. (Foto: Carrillo et al., 2016/Phys.org)
UMA FOTO DO GRUPO M83 FEITA EM 1997. A NOVA GALÁXIA-ANÃ ESTÁ NA REGIÃO MARCADA PELO CÍRCULO VERMELHO. (FOTO: CARRILLO ET AL., 2016/PHYS.ORG)



Em 1752 o astrônomoNicolas Louis de Lacaille descobriu a primeira galáxia que não faz parte do chamado "grupo local", aglomeração de galáxias que inclui, entre outros vizinhos, Via Láctea, Andrômeda e os satélites das duas. 

A descoberta galáctica, que no céu terrestre pode ser vista em meio à constelação de Hydra, estava a 15 milhões de anos-luz da Terra, e foi batizada de Cata-Vento do Sul por sua forma espiral. Agora, quase 300 anos depois, a equipe da astrônoma Andreia Carrillo, da Universidade de Michigan, descobriu que na órbita de Cata-Vento, a 85 mil anos luz de distância de sua hospedeira, há uma pequena galáxia-anã. Os resultados estão disponíveis em fase de pré-publicação no arXiv.org.
A equipe explicou ao Phys.org que na região do céu em que se localiza dw1335-29 — nome oficial da pequena recém-descoberta — foi detectada uma densidade incomum de estrelas do ramo das gigantes vermelhas (RGBs), uma fase da evolução estrelar que indica idade mais avançada, em que a estrela tem um núcleo inerte de hélio em seu centro. Também havia uma concentração um pouco maior que a média de estrelas azuis. Foi o brilho delas que permitiu calcular a distância entre hóspede e anfitriã de tão longe.
Dw1335-29 foi classificada como uma anã-irregular ou anã em fase de transição pela presença de uma região de formação de estrelas e seu formato indefinido. Para fazer as observações, a equipe usou o telescópio espacial Hubble, velhinho favorito da NASA, e informações coletadas pelo Very Large Telescope (VLT) da Agência Espacial Europeia (ESA).
Em estudos futuros, a equipe pretende analisar a formação de estrelas em várias outras galáxias-satélite do grupo de Cata-Vento, chamado M83. Se o fenômeno for comum, isso pode significar que a galáxia principal não tem um envolope de gás quente, que costuma desestimular a formação estelar em suas redondezas. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário