escritor poeta, radialista,

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Telescópio chileno encontra planetas habitáveis a 40 anos-luz de distância da Terra

POR :  Juliana Miranda


Telescópio chileno Trappist
Foto: Crédito - Projeto TRAPPIST.


O telescópio chileno Trappist foi criado para ser apenas um protótipo, mas acabou se relevando mais eficiente do que os cientistas poderiam imaginar. O equipamento permitiu que os astrônomos encontrassem a melhor chance do homem de desvendar os mistérios sobre a possível existência de vida alienígena.

Segundo informações de pesquisadores, o telescópio foi capaz de localizar um trio de planetas potencialmente habitáveis ​​a apenas 40 anos-luz de distância da Terra. Este telescópio foi projetado especialmente no Chile e recebeu o nome de Trappist – Pequeno Telescópio para Planetas em Trânsito. O equipamento é notável e altamente especializado.

O telescópio robô foi instalado no Chile em 2010, e está ativo desde 2011. Com a descoberta destes três planetas, os astrônomos conseguem, pela primeira vez na história, prever uma verdadeira possibilidade de vida fora da Terra.


Um acidente conveniente
A descoberta dos planetas em si foi quase um acidente, pois o propósito do telescópio Trappist era, na verdade, servir como um protótipo para um ambicioso projeto de busca por planetas eclipsantes. Os astrônomos comemoraram a eficácia do equipamento e já têm planos para dar continuidade à pesquisa.

Próximos passos do estudo

O próximo passo agora é desenvolver uma série de telescópios maiores do que o Trappist, incluindo um que já foi recém-instalado no Marrocos, com o intuito de realizar uma exploração abrangente e um levantamento completo sobre os planetas descobertos.

A ideia dos pesquisadores é construir o maior catálogo possível de planetas semelhantes à Terra, com a esperança de encontrar regiões potencialmente habitáveis. Outros telescópios serão testados até o final do ano, e o projeto deve ser iniciado em janeiro de 2017. 

Fonte: Inverse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário