segunda-feira, 20 de abril de 2015

Será que a NASA irá revelar o que realmente são as luzes de Ceres?


Muitos leitores têm me indagado sobre as misteriosas luzes que foram fotografadas pela sonda Dawn da NASA no planetoide Ceres, localizado no cinturão de asteroides, entre Marte e Júpiter.
Como este se trata de um fenômeno inusitado na astronomia, muitas teorias foram levantadas a respeito do que poderia causar estes brilhos na superfície de Ceres, inclusive cogitou-se a respeito das luzes serem bases de mineração alienígena.
colorized-570x197
Agora, estão circulando algumas “fotos melhores” da sondaDawn da NASA, que estáorbitando o planeta anãoCeres, desde 6 de março.As imagens liberadas esta semana foram tiradas a aproximadamente 45.000 km de distância e colorizadas através de filtros azul, verde e infravermelho, para criar um mapa da superfície.  A NASA disse que as diferenças entre as cores ajudam a identificar a composição da superfície de Ceres.
Mas qual seria a explicação para aquelas luzes?
A NASA batizou as manchas de luz como 1 e 5 (mas não falou nada sobre 2, 3 e 4) e, de acordo com a agência espacial, seus padrões térmicos são diferentes: a número 1 é mais fria do que a número 5.  Anteriormente foi observado que estas luzes mudam de intensidade, ficando mais brilhantes durante o dia em Ceres, e menos brilhantes durante o por do Sol, o que dá apoio à teoria de que sejam consitituidas de gelo, o qual reflete a luz solar.
A NASA anunciou que irá tirar mais fotos em 23 de abril, à uma distância de 13.500 km.
Abaixo, pode-se ver uma das fotos atuais ampliada, mostrando o que aparentam ser estruturas quadradas.
building-copy-570x448
Seja lá o que forem, talvez… repito, talvez, a NASA irá nos contar o que realmente são estas misteriosas luzes, que nunca foram vistas anteriormente em outros corpos celestes em nosso sistema solar.