escritor poeta, radialista,

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O futuro humano no Sistema Solar

POR SALVADOR NOGUEIRA

Imaginem Um Filme Que em POUCO Menos de Quatro Minutos Revela o Futuro da Exploração humana do Nosso Sistema Solar. Bem, ágora NÃO imaginar Mais. Assista-o, com Direito a narração fazer inigualável Carl Sagan.



"Wanderers"  ("Andarilhos", em Tradução Livre) e Obra do artista sueco Erik Wernquist visuais e traduz, em poucas cenas, Toda a Beleza Dos Mundos that orbitam O Nosso Sol. Não Há ficção nsa Cenários explorados - APENAS uma Presença de Humanos Neles e Um vislumbre do Nosso distante porvir, uma Civilização Caso consiga Sobreviver à Atual Adolescência Tecnológica e se desenvolva Pará colonizar o Espaço.
O texto de e emprestado do Livro de Sagan, "Pálido Ponto Azul", narrado POR ELE MESMO, eA Combinação E sensacional. Abaixo, Confira Uma Tradução Livre do Conteúdo do Filme.
***
TODOS OS LOCAIS MOSTRADOS NESTE CURTA-metragem SÃO RECRIAÇÕES DE LOCAIS VERDADEIROS EM NOSSO SISTEMA SOLAR
Apesar de Todas As SUAS Vantagens materiais, uma vida sedentária nsa deixou inquietos, insatisfeitos. MESMO APOS 400 Gerações em vilas e Cidades, Não Nos esquecemos. A Estrada Aberta AINDA nsa Chama, Uma Como canção da infância Quase esquecida.
Andarilhos
Investimos Lugares distantes com Um certo romantismo. O Apelo, eu Suspeito, foi meticulosamente moldado Pela Seleção natural, Como hum Elemento essencial à Nossa Sobrevivência.
Verões Longos, invernos Amenós, Colheitas ricas, Caça abundante, nada Disso dura Pará sempre.
Sua Própria Vida, uo de Seu bando, OU ATÉ MESMO de SUA ESPECIE, sor PODE PRODUTO de uns poucos inquietos, atraídos, Por Um Desejo that they dificilmente articular PODEM OU compreender, parágrafo terras desconhecidas e Novos Mundos.
Herman Melville, em "Moby Dick", falou POR andarilhos de Todas As épocas e meridianos. He Disse: "Eu sou atormentando Por uma coceira interminável POR Coisas remotas. Eu adoro éguas Navegar POR Proibidos ".
TALVEZ SEJA hum pouco CeDo. TALVEZ o ritmo NÃO AINDA tenha chegado. Mas cessos São OS mundos Que prometem Oportunidades Nunca Ditas, acenando. Silenciosamente, Eles orbitam o Sol, esperando.
***
Em poucos minutes, vemos astronautas deixando a Terra e Marte, Explorando o cinturão de asteroides, Júpiter, Saturno e Urano. No planeta Vermelho, uma colônia Uma Civilização estabelece, Acessível POR Meio de hum elevador espacial. Vemos intrépidos Humanos Observando hum tocante Por do Sol marciano.
Um Pôr do Sol em Marte, baseado em Imagens reais obtidas cabelo jipe ​​Espírito!
Um Pôr do Sol em Marte, baseado em Imagens reais obtidas cabelo jipe ​​Espírito!
No cinturão, asteroides São escavados e TRANSFORMADOS em Estruturas ocas capazes de abrigar Humanos em interior Seu, Protegidos ali da Radiação cósmica. Em Júpiter, Exploradores admiram a Grande Mancha Vermelha e caminham POR Sobre a superficie gelada da lua Europa.
Caminhando Pela superficie de Europa, das luas de Júpiter UMA.
Caminhando Pela superficie de Europa, das luas de Júpiter UMA.
Em Saturno, uma visita Humanidade como plumas da Pequena Encélado, colônias estabelece EM Iápeto e literalmente VOA? Sobre éguas Os de metano de Titã. Enormes dirigíveis flutuam POR Sobre as Nuvens saturninas, admirando a Beleza dos Anéis, also visitados de Perto POR astronautas. E, em Urano, outro Esporte radical: salto dos desfiladeiros de Miranda, OS MAIORES fazer Sistema Solar.
Saltando do Abismo em Miranda, lua de Urano!  Radical!
Saltando do Abismo em Miranda, lua de Urano! Radical!
Incrível Demais Para Ser Verdade? Todos sos Lugares existem e estao Ao Nosso alcance. Nada fazer that Esse Filme Mostra E Impossível. E APENAS extraordinariamente caro e exigirá Grandes Investimentos de engenharia no futuro. Mas, se a Humanidade durar POR Mais algumas centenas de anos, Quem duvidará de that este PODE Ser O Nosso futuro?
Como Diz o proprio Sagan, AINDA NÃO ESTÁ claro QUANDO ISSO Acontecer vai. TALVEZ O Século 21 AINDA NÃO SEJA o momento. Mas PODEMOS JA de Hoje vislumbrar com clareza - Graças a NOSSOS PROPRIOS esforços pioneiros com Sondas Automáticas - como cenas that moldarão OS NOSSOS sonhos de Descendentes, no distante futuro. É de se emocionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário