Em eleições apertadas como a de 2014, detalhes contam. Na decisão de voto, ainda mais para uma parcela expressiva do eleitorado que não se identifica automaticamente nem com um candidato nem com o outro, vale muitas vezes a leitura que se faz da pessoa do candidato. Não à toa políticos costumam arrumar o visual antes de eleições, com plásticas localizadas, retiradas de olheiras, esticada de rosto, troca de óculos, mudança no corte de cabelo e tudo o mais. Assim como no futebol, a política é a soma de detalhes.
Nesta decisão subjetiva de voto que sempre importa se o candidato(a), ele ou ela transmite confiabilidade, confiança, honestidade.
Nestes termos, vale a pena conferir abaixo as qualidades e defeitos de ambos finalistas de 2014.
As principais virtudes de Dilma em relação a Aécio são que ela é
competente para 24% dos entrevistados 14% de Aécio
trabalhadora para 20% acham isso da presidente contra 13% que acham isso do tucano.
Em compensação, nos itens positivos, Aécio é visto como o candidato que (tem boas idéias) 15% contra 13% de Dilma neste quesito.
Se Dilma supera Aécio em quase todos os pontos positivos, é verdade também que ela ganha do tucano em quase todos os negativos. Seu principal defeito segundo o eleitor é que ela não é confiável 16% acham isso e 13% de Aécio. Ela também “não cumpre o que promete” (12% e 3% dos que dizem o mesmo de Aécio.
Mais ou menos assim: para o eleitor Dilma tem mais virtudes do que Aécio, mas mais vícios também. O que sairá disso, não se sabe. Seja como for, estas percepções pessoais devem ser absorvidas pelas campanhas e transparecer no horário eleitoral que se re-iniciará nesta quinta-feira próxima 09 de outubro de 2014. A comunicação de cada candidato deverá potencializar suas próprias virtudes e jogar os defeitos no colo do adversário. O eleitor vai vai ter quer saber separar o joio do trigo.
Se Dilma supera Aécio em quase todos os pontos positivos, é verdade também que ela ganha do tucano em quase todos os negativos. Seu principal defeito segundo o eleitor é que ela não é confiável 16% acham isso e 13% de Aécio. Ela também “não cumpre o que promete” (12% e 3% dos que dizem o mesmo de Aécio.
Mais ou menos assim: para o eleitor Dilma tem mais virtudes do que Aécio, mas mais vícios também. O que sairá disso, não se sabe. Seja como for, estas percepções pessoais devem ser absorvidas pelas campanhas e transparecer no horário eleitoral que se re-iniciará nesta quinta-feira próxima 09 de outubro de 2014. A comunicação de cada candidato deverá potencializar suas próprias virtudes e jogar os defeitos no colo do adversário. O eleitor vai vai ter quer saber separar o joio do trigo.
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