3 bilhões de anos atrás uma grande a erupção de um vulcão em Marte fez o planeta se deslocar por completo, mudando inclusive os rios e as calotas polares de lugar.
Um estudo divulgado neste mês pela Nature, revelou as mudanças de Marte no que concerne a crosta, o manto e o núcleo do planeta, uma vez que a erupção foi tão grande que inclinou toda a face de Marte em 25 graus.
De acordo com geofísicos e climatologistas que participaram do estudo, essa mudança inclusive oferece dados para o entendimento da superfície do planeta vermelho, na questão dos reservatórios de água e gelo.
“Não conseguíamos entender porque os rios estão onde estão atualmente”, disse Sylvain Bouley, especialista em relevo de planetas da Universidade de Paris-Sud e autor do relatório. “Dão a impressão de estar distribuídos de maneira aleatória, mas se a superfície for empurrada, todos ficam numa mesma parte tropical”.
Segundo a equipe teria sido Tharsis, o maior vulcão do sistema solar, responsável por tais mudanças, já que a formação em Marte é dez mil vezes maior que o vulcão mais poderoso que temos na Terra.
“Se tal mudança ocorresse na Terra, Paris estaria hoje no Círculo Polar Ártico”, explicou Bouley. “Foi um fenômeno que durou centenas de milhões de anos”, completou o pesquisador, já que mesmo sendo uma grande mudança para o planeta, o processo de deslocamento na superfície marciana foi extremamente lento.
Confira algumas imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário