Os habitantes da região da república da Khakassia, no sudoeste da Sibéria testemunharam a queda de um meteoro em uma grande bola de fogo explodindo no céu na terça-feira, que brevemente fez a noite ficar tão brilhante como o dia. Alguns até conseguiram pegar o evento em câmeras de vídeo.
Meteoro explode sobre a região da república da Khakassia, no sudoeste da Sibéria, na Rússia, transformando a noite em dia
O meteoro aparentemente foi queimado na alta atmosfera, tão pouco nenhum som da explosão foi ouvido no solo pela maioria das testemunhas oculares, o Ministério de Emergências anunciou.
“No começo, eu não conseguia entender o que estava acontecendo. Houve uma luminescência súbita. Não foi como a luz durante o dia, mas ainda foi bastante brilhante, “ testemunhou Olga Sagalakova à RT.
“Olhamos para a montanha perto de nós … e vimos um enorme meteoro voando acima dela. Ele tinha uma cauda. Francamente, eu fiquei com medo. Eu pensei que era uma bomba “, disse ela.
Relatos da rara ocorrência também surgiram do outro lado da região da Khakassia, bem como da vizinha região de Krasnoyarsk, o site de notícias local xakac.info informou. O evento foi melhor visto sobre a cidade de Sayanogorsk.
Um residente de Khakassia, Nikolay Soldatov, disse que o meteoro “emitiu uma luz fria, como uma lâmpada fluorescente.”
“Eu vi que ele estava começando a iluminar rápido. O flash foi realmente brilhante.Não era ofuscante, mas ainda era brilhante. Olhei para cima e … acima do hospital da cidade havia um meteoro queimando”, disse ele a RT.
O meteoro foi visto por três ou quatro segundos e cerca de metade de um minuto mais tarde, houve um grande estrondo, desencadeando os alarmes de carros em muitas partes da cidade, disse a testemunha.
“Foi muito bonito. Você não vê isso todos os dias “, disse Sergey Isaykin do meteoro. “Mas nós não estávamos com medo pois nós instantaneamente entendemos que era algo como [o que aconteceu] em Chelyabinsk há três anos.”
Fóruns das redes sociais locais foram bombardeados com a especulação de um possível mau funcionamento de foguete ou outros percalços tecnológicos, mas as autoridades asseguraram aos moradores que a explosão foi natural e não tinha causado nenhum dano.
Se quaisquer fragmentos do meteoro sobreviveu à queda, muito provavelmente ele caiu algo em torno do Vale do Babik, as autoridades regionais disseram à agência TASS, acrescentando que uma expedição já tinha sido despachada para a área.
“[O meteoro] era várias vezes menor do que o meteoro de Chelyabinsk , mas os seus fragmentos podem ser encontrados”, comentou Viktor Grokhovsky, professor da Universidade Federal Ural. “Determinar onde os fragmentos caíram exigiria cálculo preciso do seu caminho. Isso pode demorar um ou dois dias. “
“Provavelmente não teria mais do que 10 a 15 metros de diâmetro, e era constituído de pedra não de ferro”, Natan Eysmont do Instituto de Pesquisa Espacial Russa disse à agência de notícias TASS. “Tais meteoros, a menos que eles entrem na atmosfera em um ângulo muito acentuado, não são perigosos.”
Tradução, edição e imagens: Thoth3126
Fonte: https://www.rt.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário