Muitos leitores têm me indagado sobre as misteriosas luzes que foram fotografadas pela sonda Dawn da NASA no planetoide Ceres, localizado no cinturão de asteroides, entre Marte e Júpiter.
Como este se trata de um fenômeno inusitado na astronomia, muitas teorias foram levantadas a respeito do que poderia causar estes brilhos na superfície de Ceres, inclusive cogitou-se a respeito das luzes serem bases de mineração alienígena.
Agora, estão circulando algumas “fotos melhores” da sondaDawn da NASA, que estáorbitando o planeta anãoCeres, desde 6 de março.As imagens liberadas esta semana foram tiradas a aproximadamente 45.000 km de distância e colorizadas através de filtros azul, verde e infravermelho, para criar um mapa da superfície. A NASA disse que as diferenças entre as cores ajudam a identificar a composição da superfície de Ceres.
Mas qual seria a explicação para aquelas luzes?
A NASA batizou as manchas de luz como 1 e 5 (mas não falou nada sobre 2, 3 e 4) e, de acordo com a agência espacial, seus padrões térmicos são diferentes: a número 1 é mais fria do que a número 5. Anteriormente foi observado que estas luzes mudam de intensidade, ficando mais brilhantes durante o dia em Ceres, e menos brilhantes durante o por do Sol, o que dá apoio à teoria de que sejam consitituidas de gelo, o qual reflete a luz solar.
A NASA anunciou que irá tirar mais fotos em 23 de abril, à uma distância de 13.500 km.
Abaixo, pode-se ver uma das fotos atuais ampliada, mostrando o que aparentam ser estruturas quadradas.
Seja lá o que forem, talvez… repito, talvez, a NASA irá nos contar o que realmente são estas misteriosas luzes, que nunca foram vistas anteriormente em outros corpos celestes em nosso sistema solar.
Fonte: mysteriousuniverse.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário